Começou a preparação do Nazaré Challenge 2016 - WSL – Big Wave Tour
Decorreu, esta segunda-feira, a primeira reunião técnica de preparação do “WSL – Big Wave Tour - Nazaré Challenge 2016”, evento de ondas grandes, cujo período de espera irá decorrer de 15 de outubro a 28 de fevereiro, na Praia do Norte. Gonçalo Santana Lopes, Martim Teixeira, Frederico Teixeira e Francisco Spínola, o principal representante da WSL em Portugal e responsável pela Ocean Events, com a organização de quatro importantes eventos mundiais em Portugal, reuniram com o Presidente da Câmara da Nazaré. Walter Chicharro afirma que a realização de “uma grande competição internacional na Nazaré, preferencialmente, com a chancela da World Surf League (WSL), sempre foi um objetivo, pelo que é com uma “enorme satisfação que alcançamos esse objetivo ao recebermos a principal prova de ondas grandes e os melhores atletas do planeta no “Nazaré Challenge 2016”. Sobre a reunião desta segunda-feira, o autarca declarou que se “deu início à preparação de um espetáculo desportivo tremendamente importante para a Nazaré, para a Praia do Norte e para a promoção de Portugal, com a WLS a ter nos seus “major events” a praia com as maiores ondas do mundo, com um spot único no país e o mais internacional”, declarou o autarca, que conta ter, na Nazaré, entre 15 de outubro a 28 de fevereiro, “as grandes referências mundiais do Surf, tais como Shane Dorian ou Greg Long, entre muitos outros”. A Praia do Norte tem vindo a ser palco de algumas das maiores exibições de ondas grandes, em todo o mundo. A contribuir para uma maior amplitude deste spot de surf a nível mundial, têm estado muitos atletas, tais como Garrett McNamara (record do guiness com a maior onda alguma vez surfada – PN 2011); Ross Clarke-Jones; Maya Gabeira, Carlos Burle, Scooby, Kelly Slater; o bodyboarder Mike Stewart; o windsurfista Jason Polakow, ou Sebastian Steudtner, vencedor do prémio WSL para a maior onda surfada (2015), que se encontra, atualmente, na Nazaré, a preparar mais uma época de ondas grandes (a realizar uma campanha para a Mercedes, um dos seus patrocinadores), e que se juntou ao grupo de trabalho do WSL – Big Wave Tour, Nazaré Challenge 2016, no final da reunião preparatória do Nazaré Challenge 2016, para uma conversa informal
Related News
Praia do Norte in the spotlight with four trophies at the 2026 Big Wave Challenge Awards
21 de September de 2026
Rodrigo Koxa, Michelle des Bouillons, Grant Baker and Alberto Truncer were the winners of the Men’s Biggest Wave, Women’s Biggest Wave, Men’s Biggest Paddle and Wipeout of the Year categories, respectively, with performances carried out at Praia do Norte during the 2025/2026 season.
Nazaré reforça aposta na regeneração marinha e na economia azul
20 de August de 2026
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, no passado dia 11 de agosto, um Protocolo de Cooperação Estratégica com a Nazaré Qualifica e a Hope Zones Foundation, destinado ao desenvolvimento de projetos nas áreas da regeneração dos ecossistemas marinhos, investigação científica, educação ambiental, literacia oceânica e economia azul sustentável.
Praia do Norte in the Spotlight Among Big Wave Challenge Award Nominees
17 de August de 2026
A Praia do Norte, na Nazaré, volta a assumir um papel de destaque no cenário mundial das ondas gigantes. Dez nomeações nos prémios Big Wave Challenge 2026 estão associadas a ondas surfadas na Praia do Norte, em quatro categorias distintas.